terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Como está sua articulação Temporomandibular??



Você já sentiu dor ou cansaço na ATM?


A Articulação Temporomandibular (ATM) é uma das articulações mais movimentadas do corpo! Ela participa de atividades vitais para nossa sobrevivência, tal como, comer. Precisa de mais??  Sendo assim a ATM é alvo de tensões e dores, e certos hábitos corriqueiros podem sobrecarregar estas articulações que já são tão utilizadas com funções primordiais.


O bruxismo (ranger dos dentes) e o apertamento (trancar os dentes) noturnos e diurnos são hábitos parafuncionais, ou seja, acabamos realizando atitudes, de certa forma prejudiciais, sem nos darmos conta. Pare e pense: você percebe quando pisca os olhos? Você tem que 'pensar' na ação de respirar para que possa respirar? Não. Assim funcionam os hábitos parafuncionais. Temos controle sobre eles, mas ao mesmo tempo, eles podem ter controle sobre si mesmos, existindo ainda que não estejamos conscientes deles.  



Essas fotos acima são de atividades parafuncionais, frequentemente presentes no nosso dia-a- dia. Como se não bastassem essas atividades corriqueiras inadequadas, a tensão emocional traz um aumento da contração dos músculos da face, especialmente do masseter e temporal, responsáveis pelo fechamento da boca, do morder. Além dos hábitos inadequados e da tensão emocional, outro fator que afeta esta região é a má oclusão dentária (mas essa má oclusão fica para uma próxima conversa, leitor).

Toda a tensão dessa região pode provocar dores de cabeça, pescoço, ouvido, ruídos e zumbidos, além de toda a tensão muscular nesta região. Cuidar da boa função destas articulações requer uma avaliação com um cirurgião dentista, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta. 

É uma região muito complexa e vital!

Faremos algumas sugestões que aliviam o desconforto até você poder tratar esta região adequadamente.

  • Uma compressa morna sobre as ATMs é um recurso que alivia as tensões;

  • Evitar os hábitos parafuncionais diurnos, ficar mais atento ao relaxamento da boca      
      (Você sabia que na posição de boca fechada os dentes superiores e inferiores 
      não devem se tocar? Posição ideal de relaxamento: a língua repousa no “céu da           boca”, os lábios estão fechados e os dentes não se tocam);

  •  Uma boa massagem próxima às orelhas, como mostraremos a seguir:









 Pois bem, mãos à obra!


Bibliografia da imagem: Massoterapia clínica : integrando anatomia e tratamento