segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Joanetes!



Gostaríamos de pedir desculpas por nossa ausência na última semana. Estamos de volta! 


O joanete, cientificamente chamado por Hálux Valgus, é uma deformidade que acomete os pés de algumas pessoas, causando dores e limitações ao uso de certos calçados, além de comprometer o caminhar e o equilíbrio.


Por que o joanete surge?  Com certeza o fator mais relevante é em decorrência do encurtamento de certos grupos musculares. 





Foto 1. Segundo o Método Busquet, a superprogramação da cadeia de fechamento (*) explica o caminho dessas compensações. Lembrando que o importante é compreender que o joanete não é um problema unicamente do pé, e sim um problema global. LEMBRE-SE! O tratamento deve englobar o corpo todo!



Na foto 2, vemos que o 1º metatarso (1) desvia em abertura e o 1º dedo (2) desvia em fechamento, além da extensão e rotação (3) deste dedo, fazendo a articulação perder o bom alinhamento (sugerindo a forma de um “v” para esta região).


Foto 2. Pé com Joanete



 Precisamos cuidar para evitar o avanço dessa deformidade. Fazer uma boa massagem, evitar saltos altos e sapatos fechados, dormir com um pequeno afastador entre os dedos, são algumas sugestões. Como movimento, começamos com a orientação de uma pequena mobilização dessa articulação.

  • Faça os apoios e pressões com as suas mãos com suavidade, pois essa região pode estar muito dolorida;
  • Repita 5 a 6 vezes, lentamente;
  • Faça diariamente.

·       


              ORIENTAÇÕES DA MOBILIZAÇÃO DO PÉ
  







Até breve, queridos leitores!











Nenhum comentário:

Postar um comentário